O acordo da previdência social assinado entre Brasil e Japão já está valendo. Sites dos consulados brasileiros no Japão e do Ministério do Trabalho japonês disponibilizam cartilhas, formulários e esclarecem dúvidas

O acordo da previdência social assinado entre Brasil e Japão já está valendo. Ao longo de uma série de reportagens o JPTV procurou esclarecer os principais tópicos. E pra quem quer se informar mais, vamos apresentar alguns sites onde você pode encontrar cartilhas, formulários e esclarecer dúvidas.

Consulado-geral do Brasil em Nagoya 
Lá você pode encontrar uma cartilha lançada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Informações básicas sobre como vai funcionar a aposentadoria por idade, cálculos sobre a soma do tempo de contribuição no Brasil e Japão assim como fórmulas dos valores teóricos, podem ser encontrados nessa cartilha.

Consulado-geral do Brasil em Tokyo 
No Consulado de Tokyo é possível baixar os formulários de pedidos de benefícios em português e japonês. Na dúvida, há guias de preenchimento. É possível também solicitar a verificação do período de contribuição.

Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar e Serviço de Pensão do Japão 
O governo japonês, por sua parte, colocou à disposição um telefone de atendimento para consultas. O número é 03-6700-1165, mas o atendimento é apenas em japonês.

Se as dúvidas ainda permanecerem, uma das saídas é procurar pessoalmente o escritório de pensão do japão, Nenkin Kikou, ou escrever para o INSS ou algum dos consulados brasileiros no Japão.
Fonte: IPC Digital com JPTV