Japão incentiva visto de trabalho para pessoal qualificadoAcaba de entrar em vigor no país o "Sistema Preferencial de Pontuação para Profissionais Estrangeiros Altamente Qualificados", iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do Japão que tem como objetivo estimular, por meio de facilidades migratórias, a vinda de especialistas estrangeiros nas áreas em que há déficit de mão-de-obra local.

São três as áreas em que os interessados podem candidatar-se: acadêmica ou de pesquisa; especializada ou de tecnologia; e de gestão empresarial. Os critérios de seleção incluem escolaridade, experiência profissional, renda e idade.

Os beneficiários do programa terão as seguintes vantagens: ampla permissão de trabalho, mesmo em atividades distintas daquelas previstas no visto; prazo de permanência no país de 5 anos; relaxamento dos requisitos para a obtenção da residência permanente; tratamento preferencial no processamento dos documentos migratórios; permissão de trabalho para o cônjuge; permissão, em casos especiais, para trazer os pais para morar no Japão; e permissão, em casos especiais, para trazer empregado doméstico estrangeiro.

Mais informações estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos do Departamento de Imigração do Japão:

http://www.immi-moj.go.jp/newimmiact_3/en/index.html (em inglês)

http://www.immi-moj.go.jp/newimmiact_3/en/pdf/120821_01e.pdf (em inglês)

Fonte: Consulado do Brasil em Tóquio