Novo cartão tem agora duas caixas de seleção

Novo-Cartao-de-embarqueO Ministério da Justiça do Japão informou que a partir de julho deste ano vai mudar o cartão de embarque e desembarque que os residentes estrangeiros devem preencher nos portos e aeroportos do país.

Segundo um comunicado do Escritório da Imigração, o novo sistema quer evitar que os residentes estrangeiros omitam a declaração de reentrada com licença especial quando saem do Japão.

Assim, o novo cartão de embarque/desembarque agora tem duas caixas de seleção. Um com uma seta para indicar se a saída do país é feita com permissão de reentrada e outra quando feito com a reentrada especial permissão.

Imigração explicou que a “permissão de reentrada especial” é para os estrangeiros que possuem um passaporte válido ou green card ou certificado de residente permanente especial, permitindo-lhes voltar ao Japão dentro de um ano (ou 2 anos se você tem especial) sem necessidade de obter, em princípio, uma permissão de reentrada.

O Gabinete observou que estão considerados neste sistema os estrangeiros com visto diplomático estrangeiro ou visto para atividades específicas. Também foi lembrado que, se a validade do visto de residência é inferior a um ano a partir da saída do Japão, o candidato deverá retornar ao país antes do término desse tempo.

Imigração lembrou que aqueles que deixam o Japão com a “permissão de reentrada especial” não poderão estender a sua validade externa. Eles têm que retornar ao país ou perderão seu visto de residência ou seu status de residente permanente especial

Pontos de Informações
Centro de Informações Geral para Residentes Estrangeiros (Dias úteis: das 8h30min às 17h15min)

0570-013904 (De telefone IP, PHS, ou do exterior: 03-5796-7112)

Ou informe-se diretamente no Escritório de Imigração Regional mais próximo.
Fonte: IPC Digital